quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Orientação Técnica – E.E Profª Magali Valério
15/09/2012

Contextualização Inicial:

Após a análise dos resultados das sondagens de leitura e escrita e dos planos de ações dos anos iniciais do ensino fundamental, enfocaremos a discussão dos projetos de leitura e escrita com foco no sistema de escrita para atender os alunos não alfabéticos até o presente momento. Para que a criança reflita sobre a escrita é importante que ela seja desafiada pelas atividades que envolvam análises e reflexões sobre a língua escrita e a atividade de auditório quando bem planejada atende essa perspectiva.
Neste dia tivemos 4 horas de formação, com todos os professores desta Unidade escolar, os regentes, especialistas e professores auxiliares.Discutimos as condições oferecidas à realização do projeto de leitura e escrita com foco no sistema de escrita, para ressignificar o trabalho de recuperação contínua e paralela na nossa escola.Durante a realização da sequencia formativa, foi feita a  Leitura em voz alta pela PC : O lugar onde vivo – Giovana Teobaldo Ferreira Pinto – 5° ano B (Proª Carolina), seu poema foi selecionado para a Olimpíada de Língua Portuguesa, o grupo se emocionou com o momento.

Segue o poema de autoria da aluna do 5° ano B:

Eu vivo aqui na minha casa de chocolate,em minha cidade de Cristal, rua de pedrinhas, amigas de madeira.Neste céu de sorvete e pássaros de confetes.

Vivo aqui no meu Mundo de flores, cachorros de pelúcia, gatas de borracha e coelhos de neve.Eu vivo aqui em um lugar onde as nuvens são de algodão, avião feito pão, ônibus de mel e carros de papel, matas feitas de flocos.

Voei!Me transportei do Mundo de fantasias para realidade, no lugar onde vivo de verdade.Campinas é minha cidade do coração, Ouro verde meu bairro de paixão, amigos e outros nem tão amigos assim,diversão não falta aqui.

Há mercados , carros por todos os lados, tudo rápido e apressado.
Vivo em um Bairro, numa casa de verdade, com tijolos e concretos, com meus animais de estimação e meu pais.

Eu vivo em uma casa cheia de sonhos meus, fazendo travessuras e misturas divertidas, ainda serei química.

Seguimos a pauta formativa refletindo e registrando os saberes do grupo a respeito da atividade de auditório:

Conhecendo os saberes do grupo

Ø  O que os professores desta escola entendem por atividade de auditório?
Ø  Porque a atividade se chama Atividade de Auditório?
Ø  Dê exemplos de como desenvolvem este tipo de atividade?
Ø  Com que alunos?
Ø  As escritas dos alunos são registradas? Como acontece o registro?

Seguimos a formação discutindo a luz do vídeo:

O vídeo “Pensando em voz alta” – Parte II, do curso do Programa Intensivo no Ciclo ( Anos Iniciais – Ensino Fundamental, SEE, 2010), mostra a atividade de auditório em uma sala de primeiro ano do ensino fundamental , onde a maioria das crianças se encontravam na hipótese silábica com valor sonoro convencional



Reflemos através da seguinte questão norteadora:

Quais são os equívocos que esta atividade de escrita coletiva - chamada de atividade de auditório - apresenta?

A Participação dos professores foi ativa, reflexiva e fortaleceram as discussões.

 Leitura compartilhada com os professores:

Este texto é um fragmento do capítulo II – Alguns mal-entendidos sobre a proposta pedagógica - do livro A Aprendizagem da Língua Escrita na Escola de Delia Lerner de Zunino e Alicia Palacios de Pizani, Editora Artes Médicas. pág 34 a 38

Atividade Planejando a Prática – Tarefa (em breve os vídeos, fotos e relatórios no blog)
Analise os projetos de leitura e escrita (Anexo A). Localize a atividade de auditório e compare com os vídeos exibidos e discutidos. Eleja um projeto de leitura e escrita para trabalhar com os alunos não alfabéticos da sua escola, incluindo a atividade de auditório com duração de até 04 semanas. Preencher o quadro abaixo.No dia 02 de outubro, as professoras socializarão o projeto realizado, relatando os seus desafios e seus avanços em relação à aprendizagem ( Anexo B)








2° PARTE DO ENCONTRO

Contextualização:Através da troca de experiências e da Proposta de grupo colaborativo reservamos este momento para o protagonismo dos professores, em destaque a proposta aprovada do Projeto PRODESC e da Prática Pedagógica de matemática desenvolvida pela professora Carolina do 5°ano B como parte do Trabalho do curso didática da matemática.
Visando motivar a participação na viabilização dos Projetos para os aprendizes e de socializar boas situações de aprendizagem da matemática nos anos iniciais.
Destacando a importância dos registros para o sucesso dos nosso trabalho pedagógico.

Ø  Apresentação do Projeto Aprovado do PRODESC (Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares) pela professora Valéria – Arte





Ø  Apresentação da Atividade de Matemática Pela Professora Carolina.




Agradeço a participação das professoras Valéria e Carolina que com muita propriedade e competência socializaram seus projetos.Parabéns pelo desempenho, coragem (não é fácil estar ali na frente) e trabalho bem feito.Vocês fazem a diferença na escola.

PROFESSORA COORDENADORA PEDAGÓGICA:RAFAELA MARTINS ROSA





Um comentário:

  1. nossa amiga esta arrasando em suas formações continuadas, Parabens!!!!!!!!!!

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