Orientação Técnica – E.E Profª
Magali Valério
15/09/2012
Contextualização Inicial:
Após
a análise dos resultados das sondagens de leitura e escrita e dos planos de
ações dos anos iniciais do ensino fundamental, enfocaremos a discussão dos projetos de leitura e escrita com foco
no sistema de escrita para atender os alunos não alfabéticos até o presente momento. Para que a criança reflita
sobre a escrita é importante que ela seja desafiada pelas atividades que
envolvam análises e reflexões sobre a língua escrita e a atividade de auditório quando bem planejada atende essa
perspectiva.
Neste dia tivemos 4 horas de formação, com todos os professores desta Unidade escolar, os regentes, especialistas e professores auxiliares.Discutimos as condições oferecidas à realização do
projeto de leitura e escrita com foco no sistema de escrita, para ressignificar
o trabalho de recuperação contínua e paralela na nossa escola.Durante a realização da sequencia formativa, foi feita a Leitura em voz alta pela PC : O lugar onde vivo – Giovana Teobaldo
Ferreira Pinto – 5° ano B (Proª Carolina), seu poema foi selecionado para a Olimpíada de Língua Portuguesa, o grupo se emocionou com o momento.
Segue o poema de autoria da aluna do 5° ano B:
Eu vivo
aqui na minha casa de chocolate,em minha cidade de Cristal, rua de pedrinhas,
amigas de madeira.Neste céu de sorvete e pássaros de confetes.
Vivo aqui
no meu Mundo de flores, cachorros de pelúcia, gatas de borracha e coelhos de
neve.Eu vivo aqui em um lugar onde as nuvens são de algodão, avião feito pão,
ônibus de mel e carros de papel, matas feitas de flocos.
Voei!Me
transportei do Mundo de fantasias para realidade, no lugar onde vivo de
verdade.Campinas é minha cidade do coração, Ouro verde meu bairro de paixão,
amigos e outros nem tão amigos assim,diversão não falta aqui.
Há
mercados , carros por todos os lados, tudo rápido e apressado.
Vivo em
um Bairro, numa casa de verdade, com tijolos e concretos, com meus animais de
estimação e meu pais.
Eu vivo
em uma casa cheia de sonhos meus, fazendo travessuras e misturas divertidas,
ainda serei química.
Seguimos a pauta formativa refletindo e registrando os saberes do grupo a respeito da atividade de auditório:
Conhecendo os saberes
do grupo
Ø O que os professores desta escola
entendem por atividade de auditório?
Ø Porque a atividade se chama
Atividade de Auditório?
Ø Dê exemplos de como desenvolvem
este tipo de atividade?
Ø Com que alunos?
Ø As escritas dos alunos são
registradas? Como acontece o registro?
Seguimos a formação discutindo a luz do vídeo:
O
vídeo “Pensando em voz alta” – Parte II, do curso do Programa Intensivo no
Ciclo ( Anos Iniciais – Ensino Fundamental, SEE, 2010), mostra a atividade de
auditório em uma sala de primeiro ano do ensino fundamental , onde a maioria
das crianças se encontravam na hipótese silábica com valor sonoro convencional
Reflemos através da seguinte questão norteadora:
Quais são os equívocos que esta atividade de escrita coletiva - chamada de atividade de auditório - apresenta?
A Participação dos professores foi ativa, reflexiva e fortaleceram as discussões.
Leitura compartilhada com os professores:
Este texto é um fragmento do
capítulo II – Alguns mal-entendidos sobre
a proposta pedagógica - do livro A
Aprendizagem da Língua Escrita na Escola de Delia Lerner de Zunino e Alicia
Palacios de Pizani, Editora Artes Médicas. pág 34 a 38
Atividade
Planejando a Prática – Tarefa (em breve os vídeos, fotos e relatórios no blog)
Analise os projetos de leitura e escrita (Anexo A). Localize a atividade de auditório e compare com os vídeos exibidos e discutidos. Eleja um projeto de leitura e escrita para trabalhar com os alunos não alfabéticos da sua escola, incluindo a atividade de auditório com duração de até 04 semanas. Preencher o quadro abaixo.No dia 02 de outubro, as professoras socializarão o projeto realizado, relatando os seus desafios e seus avanços em relação à aprendizagem ( Anexo B)
2°
PARTE DO ENCONTRO
Contextualização:Através
da troca de experiências e da Proposta de grupo colaborativo reservamos este
momento para o protagonismo dos professores, em destaque a proposta aprovada do
Projeto PRODESC e da Prática Pedagógica de matemática desenvolvida pela
professora Carolina do 5°ano B como parte do Trabalho do curso didática da
matemática.
Visando motivar a participação na viabilização dos Projetos para os
aprendizes e de socializar boas situações de aprendizagem da matemática nos
anos iniciais.
Destacando a importância dos registros para o sucesso dos nosso
trabalho pedagógico.
Ø Apresentação
do Projeto Aprovado do PRODESC (Implementação de Projetos Descentralizados nas
Unidades Escolares) pela professora Valéria – Arte
Ø Apresentação
da Atividade de Matemática Pela Professora Carolina.
Agradeço a participação das professoras Valéria e Carolina que com muita propriedade e competência socializaram seus projetos.Parabéns pelo desempenho, coragem (não é fácil estar ali na frente) e trabalho bem feito.Vocês fazem a diferença na escola.
PROFESSORA COORDENADORA PEDAGÓGICA:RAFAELA MARTINS ROSA
nossa amiga esta arrasando em suas formações continuadas, Parabens!!!!!!!!!!
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