ESCOLA
ESTADUAL PROFª MAGALI VALÉRIO
Cantos de atividades diversificadas
PC: RAFAELA
MARTINS ROSA
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS PELA PROPOSTA: Elianai, Joelma e
Vânia.
Justificativa
De
acordo com a Lei no 11.274/2006, o Ensino Fundamental passou a ter 9
anos,incluindo-se assim as crianças de 6 anos no Ciclo I. Na rede pública de
São Paulo, a deliberação CEE no 73/2008 regulamentou a implantação do Ensino
Fundamental de 9 anos. Em 2009, a implantação ocorreu em alguns municípios; em
2010 toda a Rede recebeu alunos no 1° ano do Ensino Fundamental e, agora, em 2011,
com a publicação do Guia de
Planejamento Didático, os professores e alunos de 1° ano passam a fazer
parte do Programa Ler e Escrever.
Dentro
desta perspectiva de mudança houve a necessidade de desenvolver praticas
pedagógicas que atendesse as necessidades das crianças de seis anos, pensar na
adaptação de tempos e espaços.
Na Rotina Semanal dos professores dos 1° anos da
escola Estadual Profª Magali Valério os cantos de atividades diversificadas aparecem
como atividade Permanente, sendo desenvolvidos em dois dias, com duração de uma
aula cada. As crianças podem escolher o que vão fazer a partir das opções
oferecidas e organizadas pelos professores em vários cantos da sala.
Através dos cantos de atividades
diversificadas, possibilitamos a capacidade das crianças de realizarem ações,
sozinha ou interagindo com o professor e os demais aprendizes da sala de aula,
valorizando a cooperação, colaboração e solidariedade, compartilhando suas
vivências.
É importante
que os cantos favoreçam o acesso aos mais variados bens culturais como os
proporcionados pela produção literária e comunicação e pela produção artística,
sendo assim no planejamento buscamos atender as seguintes propostas: Faz de
conta, artes , leitura , jogos , faça você mesmo e construção.
Ressignificando nas expectativas de aprendizagem do
1° ano dois eixos que não considerávamos com destaque nas séries iniciais do
Ensino Fundamental: Movimento, jogar e brincar/Cuidar de si e do outro.
Objetivos
·
Desenvolver
os conceitos de autonomia, movimento e interação Através da proposta de cantos
de atividades diversificadas..
·
Expressar
suas necessidades, interesses e preferências.
·
Desenvolver
nas crianças dos 1° anos uma imagem positiva de si, que possa descobrir e
conhecer progressivamente suas potencialidades físicas, cognitivas e sociais, e
garantir a oportunidade de brincar expressando suas emoções, conhecimento e
imaginação.
Etapas
1° Etapa – Planejamento
De acordo com a
proposta de trabalho Na ATPC de segunda – feira, que é a de Planejamento da
Rotina semanal de acordo com as Modalidades Organizativas e com as expectativas
de aprendizagem, todos os professores se reúnem por ano/ciclo e a equipe de
professoras do 1° ano aproveita o momento para planejar a atividade permanente
de cantos diversificados, sendo a mesma realizada duas vezes por semana, sendo
nas 3ª e 5ª feiras, com duração de 50 minutos e sempre após as aulas dos
professores especialistas e / ou apoio do professor auxiliar.
2° Etapa – Seleção de Material
A partir da definição
dos cantos de atividades diversificadas e os objetivos para a semana,
selecionamos o material necessário para o sucesso da proposta, providenciando
antecipadamente tudo o que será utilizado e disponibilizado aos aprendizes.
3° Etapa – Montando os cantos
Este momento de
organização do espaço a ser explorado pelas crianças acontece enquanto as
crianças estão nas aulas dos professores especialistas e / ou com a professora
auxiliar da sala.Organizamos na sala de leitura da escola todos os cantos
propostos para a semana, ou quando a sala está sendo utilizada para outro fim,
a sala de aula é utilizada.Montamos cantos para grupos de quatro ou mais
alunos, cantos para duplas e também cantos individuais.
Temos como exemplo da
montagem dos grupos e da temática proposta para um dia de canto, assim
disposta:
Canto Virtual: Slide de imagens da Região Sudeste do
Brasil, a qual fazem parte – foco na mata atlântica e na preservação dos
animais.Apresentação em Data show com tapetes para que as crianças sentem – se
neste espaço para assistir.
Leitura:Em grupo para quatro ou mais alunos,
disponibilizaremos em uma mesa alguns gibis da turma da Mônica.
Faz de conta:Desenvolver uma proposta adaptada de
Mercadinho, disponibilizando no canto os produtos,dinheiro, espaço para o
vendedor e o comprador.
Faça você mesmo:Dobradura de animais escolhidos pelas
professoras a partir das preferências estabelecidas no desenvolvimento do
Projeto bichodário.
Jogos:Três
possibilidades no canto, sendo Jogo da velha, dominó e jogo da memória, para
serem realizados em duplas.
Arte:Pintura com tinta Guache na proposta de desenho surpresa
na folha de sulfite disponibilizado para três ou mais crianças.
E também o canto
individual que seria o de auto retrato, com sulfite , lápis de cor e um
espelho.
4° Etapa – Vivenciando os Cantos
Seguindo as
orientações dos professores os alunos adentram a sala e realizam suas escolhas
com total autonomia, e desenvolvem as atividades propostas nos cantos
escolhidos.Cada criança interage de forma única com o que lhe é oferecido.Tem
Crianças que querem explorar todos os ambientes, tem crianças que fica o tempo
todo em apenas um espaço,varia muito.
5° Etapa – intervenções do professor
Disponibilizar o
texto escrito com as regras dos jogos e/ou alguma atividade e construir
professor/aluno algumas regras.
Incentivar a escolha
de um canto e auxiliar aquele que apresentar dificuldades.
Observação e registro
dos aspectos de relacionados a autonomia, interação, cooperação, interesse,
preferências, capacidades de negociação, dentre outros.
Público-Alvo
Alunos dos 1° anos A,
B e C da E.E Profª Magali Valério
Eixo Temático
:
Registro Reflexivo
Com essa
modalidade de organização garantimos que as crianças vivenciem diferentes
situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando
conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção
de conhecimento e relacionamento interpessoal.
As vivências
realizadas nos cantos de atividades com os alunos atende as proposta e fez com
que eles cobrassem dos professores alguns cantos preferidos, sentirem falta
quando há algum outro evento que coincide com os dias de cantos, tornou –se
fundamental para eles.
A Proposta de
cantos de atividade diversificadas inicialmente nos pareceu ser desafiadora
demais, afinal o trabalho para planejar, organizar e colocar em ação não é
fácil.Mas a partir do momento que começamos a nos envolver e reconhecer a
importância da proposta, não conseguimos mais parar.Toda semana temos o prazer
de elaborar a rotina de cantos e fazer valer da melhor forma possível.
Contamos
também com o apoio da equipe gestora, que disponibiliza os materiais que
facilitam o desenvolvimento da proposta.
Referências Bibliográficas
ANDRADE, Circe M. R. Junqueira. “Vamos dar a meia- volta, volta e meia
vamos dar: o brincar na creche” in “Educação Infantil: muitos olhares” Zilma de
Moraes Ramos de Oliveira (org). Editora Cortez.
BROUGÈRE, Gilles. Conferência: Play is the
Education.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas Teorias. São Paulo:Pioneira
Thomson Learning. 2002
KLISYS, Adriana . Muitos mundos em uma única sala – Revista Avisa Lá nº
29.Instituto Avisa Lá
Ler e Escrever:guia de orientações didáticas;professor alfabetizador –
1/ ano/SEE, 2.ed.São Paulo:FTD, 2012.
Material produzido pela Equipe Formar em Rede – Orientação de Pauta
5;orientação de Pauta 6 e Apresentação reunião on line 6. Instituto Avisa Lá.
SP:2007
OLIVEIRA, Zilma de Moraes. Creches: Crianças, faz de conta & Cia.
Petrópolis:Vozes.1992
Referencial Curricular Nacional vol.3 p.19 – Brasília – MEC/SEF 2002
ROSSETI, Maria Clotilde Ferreira. A pesquisa na universidade e a educação
da criança pequena. Cadernos de Pesquisa (67):59-63 nov.1988
ZABALZA, Miguel. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed,
1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário