sábado, 29 de setembro de 2012

MOV00003


ESCOLA ESTADUAL PROFª MAGALI VALÉRIO

Cantos de atividades diversificadas

PC: RAFAELA MARTINS ROSA

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS PELA PROPOSTA: Elianai, Joelma e Vânia.


Justificativa

De acordo com a Lei no 11.274/2006, o Ensino Fundamental passou a ter 9 anos,incluindo-se assim as crianças de 6 anos no Ciclo I. Na rede pública de São Paulo, a deliberação CEE no 73/2008 regulamentou a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos. Em 2009, a implantação ocorreu em alguns municípios; em 2010 toda a Rede recebeu alunos no 1° ano do Ensino Fundamental e, agora, em 2011, com a publicação do Guia de Planejamento Didático, os professores e alunos de 1° ano passam a fazer parte do Programa Ler e Escrever.
Dentro desta perspectiva de mudança houve a necessidade de desenvolver praticas pedagógicas que atendesse as necessidades das crianças de seis anos, pensar na adaptação de tempos e espaços.
Na Rotina Semanal dos professores dos 1° anos da escola Estadual Profª Magali Valério os cantos de atividades diversificadas aparecem como atividade Permanente, sendo desenvolvidos em dois dias, com duração de uma aula cada. As crianças podem escolher o que vão fazer a partir das opções oferecidas e organizadas pelos professores em vários cantos da sala.
Através dos cantos de atividades diversificadas, possibilitamos a capacidade das crianças de realizarem ações, sozinha ou interagindo com o professor e os demais aprendizes da sala de aula, valorizando a cooperação, colaboração e solidariedade, compartilhando suas vivências.
É importante que os cantos favoreçam o acesso aos mais variados bens culturais como os proporcionados pela produção literária e comunicação e pela produção artística, sendo assim no planejamento buscamos atender as seguintes propostas: Faz de conta, artes , leitura , jogos , faça você mesmo e construção.
Ressignificando nas expectativas de aprendizagem do 1° ano dois eixos que não considerávamos com destaque nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Movimento, jogar e brincar/Cuidar de si e do outro.


Objetivos

·         Desenvolver os conceitos de autonomia, movimento e interação Através da proposta de cantos de atividades diversificadas..
·         Expressar suas necessidades, interesses e preferências.
·         Desenvolver nas crianças dos 1° anos uma imagem positiva de si, que possa descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades físicas, cognitivas e sociais, e garantir a oportunidade de brincar expressando suas emoções, conhecimento e imaginação.

Etapas

1° Etapa – Planejamento

De acordo com a proposta de trabalho Na ATPC de segunda – feira, que é a de Planejamento da Rotina semanal de acordo com as Modalidades Organizativas e com as expectativas de aprendizagem, todos os professores se reúnem por ano/ciclo e a equipe de professoras do 1° ano aproveita o momento para planejar a atividade permanente de cantos diversificados, sendo a mesma realizada duas vezes por semana, sendo nas 3ª e 5ª feiras, com duração de 50 minutos e sempre após as aulas dos professores especialistas e / ou apoio do professor auxiliar.

2° Etapa – Seleção de Material

A partir da definição dos cantos de atividades diversificadas e os objetivos para a semana, selecionamos o material necessário para o sucesso da proposta, providenciando antecipadamente tudo o que será utilizado e disponibilizado aos aprendizes.

3° Etapa – Montando os cantos

Este momento de organização do espaço a ser explorado pelas crianças acontece enquanto as crianças estão nas aulas dos professores especialistas e / ou com a professora auxiliar da sala.Organizamos na sala de leitura da escola todos os cantos propostos para a semana, ou quando a sala está sendo utilizada para outro fim, a sala de aula é utilizada.Montamos cantos para grupos de quatro ou mais alunos, cantos para duplas e também cantos individuais.
Temos como exemplo da montagem dos grupos e da temática proposta para um dia de canto, assim disposta:

Canto Virtual: Slide de imagens da Região Sudeste do Brasil, a qual fazem parte – foco na mata atlântica e na preservação dos animais.Apresentação em Data show com tapetes para que as crianças sentem – se neste espaço para assistir.

Leitura:Em grupo para quatro ou mais alunos, disponibilizaremos em uma mesa alguns gibis da turma da Mônica.

Faz de conta:Desenvolver uma proposta adaptada de Mercadinho, disponibilizando no canto os produtos,dinheiro, espaço para o vendedor e o comprador.
Faça você mesmo:Dobradura de animais escolhidos pelas professoras a partir das preferências estabelecidas no desenvolvimento do Projeto bichodário.
Jogos:Três possibilidades no canto, sendo Jogo da velha, dominó e jogo da memória, para serem realizados em duplas.

Arte:Pintura com tinta Guache na proposta de desenho surpresa na folha de sulfite disponibilizado para três ou mais crianças.
E também o canto individual que seria o de auto retrato, com sulfite , lápis de cor e um espelho.


4° Etapa – Vivenciando os Cantos

Seguindo as orientações dos professores os alunos adentram a sala e realizam suas escolhas com total autonomia, e desenvolvem as atividades propostas nos cantos escolhidos.Cada criança interage de forma única com o que lhe é oferecido.Tem Crianças que querem explorar todos os ambientes, tem crianças que fica o tempo todo em apenas um espaço,varia muito.

5° Etapa – intervenções do professor

Disponibilizar o texto escrito com as regras dos jogos e/ou alguma atividade e construir professor/aluno algumas regras.
Incentivar a escolha de um canto e auxiliar aquele que apresentar dificuldades.
Observação e registro dos aspectos de relacionados a autonomia, interação, cooperação, interesse, preferências, capacidades de negociação, dentre outros.

Público-Alvo

Alunos dos 1° anos A, B e C da E.E Profª Magali Valério

Eixo Temático :

Registro Reflexivo

Com essa modalidade de organização garantimos que as crianças vivenciem diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal.
As vivências realizadas nos cantos de atividades com os alunos atende as proposta e fez com que eles cobrassem dos professores alguns cantos preferidos, sentirem falta quando há algum outro evento que coincide com os dias de cantos, tornou –se fundamental para eles.
A Proposta de cantos de atividade diversificadas inicialmente nos pareceu ser desafiadora demais, afinal o trabalho para planejar, organizar e colocar em ação não é fácil.Mas a partir do momento que começamos a nos envolver e reconhecer a importância da proposta, não conseguimos mais parar.Toda semana temos o prazer de elaborar a rotina de cantos e fazer valer da melhor forma possível.
Contamos também com o apoio da equipe gestora, que disponibiliza os materiais que facilitam o desenvolvimento da proposta.




Referências Bibliográficas


ANDRADE, Circe M. R. Junqueira. “Vamos dar a meia- volta, volta e meia vamos dar: o brincar na creche” in “Educação Infantil: muitos olhares” Zilma de Moraes Ramos de Oliveira (org). Editora Cortez.

BROUGÈRE, Gilles. Conferência: Play is the Education.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas Teorias. São Paulo:Pioneira Thomson Learning. 2002

KLISYS, Adriana . Muitos mundos em uma única sala – Revista Avisa Lá nº 29.Instituto Avisa Lá

Ler e Escrever:guia de orientações didáticas;professor alfabetizador – 1/ ano/SEE, 2.ed.São Paulo:FTD, 2012.


Material produzido pela Equipe Formar em Rede – Orientação de Pauta 5;orientação de Pauta 6 e Apresentação reunião on line 6. Instituto Avisa Lá. SP:2007

OLIVEIRA, Zilma de Moraes. Creches: Crianças, faz de conta & Cia. Petrópolis:Vozes.1992

Referencial Curricular Nacional vol.3 p.19 – Brasília – MEC/SEF 2002
ROSSETI, Maria Clotilde Ferreira. A pesquisa na universidade e a educação da criança pequena. Cadernos de Pesquisa (67):59-63 nov.1988

ZABALZA, Miguel. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.











Nenhum comentário:

Postar um comentário