Escola que tem VIDA é assim, cheia de novidades, eventos, Projetos e bons Resultados...Fazer a diferença é o nosso Lema!!!Não é fácil, mas gratificante.Amo muito tudo isso!
Projeto Jornal Mural

No nosso Mural tem espaço para todos, separamos um pedacinho para cada Ano/Ciclo e uma parte para os especialistas, funcionários e equipe gestora.Garantindo o trabalho com textos jornalísticos desde os anos iniciais,formando leitores proficientes.

Teatro muito criativo, falando sobre a mobilidade urbana e conscientizando as crianças da importância de se respeitar as regras, a sinalização para garantia de uma cidade organizada e boa de se viver.

Nossas reuniões Pedagógicas - DIA D - Discutimos e definimos os indicadores para o Plano de Ação Participativo da nossa escola.Envolvemos equipe escolar,comunidade e alunos.

Nesta escola, as crianças e pais reconhecem o trabalho bem feito, e encontram diversas formas de agradecimento, neste dia foi a festa surpresa da Professora Carolina Vicentin do 5° ano B.Foi um momento especial e merecido a está brilhante professora.Parabéns Carol, minha colega de trabalho e amiga de coração.

Nossos Primeiros anos estão a todo vapor, as Professoras Vânia, Joelma e Elianai estão fazendo a diferença.

PLANEJAMENTO DA SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIOMinha História, Minha Vida.
Objetivos:Ø Usar indícios de leitura fornecidos pelas letras para ler
seu próprio nome;
Ø Escrever de próprio punho apoiando-se em texto fonte;
Ø Acionar as capacidades de leitura dos alunos;
Ø Escrever, por meio do ditado para o professor, um bilhete
incluindo todas as informações necessárias para que se garanta seu propósito.
Planejamento:Sequencia DidáticaPublico Alvo: Alunos dos 1° anos A, B e C.
Tempo: Duas semanas
Encaminhamento
1ª
atividade: Conversar com os alunos
sobre a atividade que será realizada nesta semana, explicar que faremos uma
exposição de fotos e objetos de quando cada um era bebê.
2ª
atividade: Enviar bilhetes para as
famílias solicitando objetos de quando os alunos eram bebê
(roupinhas,brinquedos, sapatinhos, etc...)e uma foto também de quando era
bebê.Ler o bilhete com os alunos.Resgatando através destes objetos momentos da
história de cada criança.
3ª
atividade: Em Roda, cada aluno
apresenta o objeto que trouxe de quando era bebê, socializa ,comenta e
conversa.
4°
atividade: Em Roda, cada aluno
apresenta sua foto de quando era bebê, mostra para os colegas da classe e
comenta sobre quando a foto foi tirada, que momento da sua vida, etc...
5ª
atividade (escrita): Com o apoio do
crachá, os alunos deverão escrever em um pedaço de papel em branco o nome
próprio deles, para colocar embaixo da foto que trouxeram de quando eram bebês,
no painel da exposição.
6ª
atividade (leitura): Em grupos os alunos
deverão encontrar em uma lista de nomes fatiados, o seu para identificar o objeto que trouxe de quando era bebê, para a
exposição.
7ª
atividade: Montar a exposição,
organizando por ordem alfabética dos nomes.

Na Pascoa toda escola planejou algumas receitinhas deliciosas,aproveitaram as aulas para trabalhar leitura e escrita, interdisciplinarmente a matemática e fazendo junto com as crianças, tudo fica delicioso demais.Momentos Inesquecíveis.Nesta foto o bolo maravilhoso feito pela turma de 4° ano A - RI da nossa escola, com a Fantástica Professora Roselaine.Parabéns pelo Trabalho bem feito.
Resultado...Uhummmmmmmm bom demais!!! E outro momento especial, o da Partilha!!!

Aqui a turma do 3° ano dividindo os ovinhos de chocolate, após encontra-los no caça ao tesouro, atividade desenvolvida pela professora Maria Lucia, o trabalho em grupo foi fundamental, analisar o mapa, procurar e a felicidade de encontrar o tesouro foi incrível.

Não poderia faltar a pintura no rosto da criançada, eles adoram...Todos ajudaram, nesta foto em especial a professora de educação física Angela, arrasando mais uma vez!!!

Este ai é o meu filho, mas realizamos está foto fantástica com todos os nossos meninos e meninas da escola, inclusive os "grandinhos" , confeccionando o livro de receitas para o dia das mães, a foto foi a capa, foi um sucesso produzido com a ajuda de toda equipe, mas em especial a nossa vice diretora Eliane Serrano, fotografa TOP.

Momento solene de nossa escola, Reinauguração 2012, agora nossa escola deixa de ser E.E DIC I e passa a ser E.E MAGALI VALÉRIO.

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO 1° ANOS - TODOS JUNTOS SOMOS FORTES DE CHICO BUARQUE Inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.O MESMO QUEREMOS DA NOSSA ESCOLA,SUPERAÇãO SEMPRE!

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DOS 5° ANOS NA REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA - BANDA RÍTMICA
Parabéns à todos, mas em especial a professora Valeria nossa ARTE EDUCADORA, que faz com amor e faz a diferença.A nossa Bandinha é maravilhosa, e os instrumentos são confeccionados pelos alunos com materiais recicláveis.Sucesso Total!
MÚSICA

Oh Happy Day
Aqui o Coral dos 4° anos cantado em inglês:Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)
When Jesus washed (when Jesus washed)When Jesus washed (when Jesus washed)
Jesus washed(when Jesus washed)Washed my sins away
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day!
Lá,lá,lá,lá,lá
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)
When Jesus washedWhen Jesus washed
Jesus washed(when Jesus washed)Washed my sins away
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day!
Lá,lá,lá,lá,lá
He taught me how (he taught me how)To wash.. (to wash..)Fight na pray.. (to fight na pray..)Fight an pray.. (and he though me now to live rejoicing)
And live rejoicing, every, every day!Oh oh oh yeah every day!
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)
When Jesus washed (when Jesus washed)When Jesus washed (when Jesus washed)
When my Jesus washed (when Jesus washed)Washed my sins away
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day!
Oh happy day!
When Jesus washedWhen Jesus washed
Trabalho da professora de arte Valeria com parceria das professoras da classe, Tatiane, Camila, Vanda e Roselaine.Foi emocionante, e sem dúvidas um dia muito feliz!
No nosso Mural tem espaço para todos, separamos um pedacinho para cada Ano/Ciclo e uma parte para os especialistas, funcionários e equipe gestora.Garantindo o trabalho com textos jornalísticos desde os anos iniciais,formando leitores proficientes.
Teatro muito criativo, falando sobre a mobilidade urbana e conscientizando as crianças da importância de se respeitar as regras, a sinalização para garantia de uma cidade organizada e boa de se viver.
Nossas reuniões Pedagógicas - DIA D - Discutimos e definimos os indicadores para o Plano de Ação Participativo da nossa escola.Envolvemos equipe escolar,comunidade e alunos.
Nesta escola, as crianças e pais reconhecem o trabalho bem feito, e encontram diversas formas de agradecimento, neste dia foi a festa surpresa da Professora Carolina Vicentin do 5° ano B.Foi um momento especial e merecido a está brilhante professora.Parabéns Carol, minha colega de trabalho e amiga de coração.
Nossos Primeiros anos estão a todo vapor, as Professoras Vânia, Joelma e Elianai estão fazendo a diferença.
PLANEJAMENTO DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIOMinha História, Minha Vida.
Objetivos:Ø Usar indícios de leitura fornecidos pelas letras para ler seu próprio nome;
Ø Acionar as capacidades de leitura dos alunos;
Na Pascoa toda escola planejou algumas receitinhas deliciosas,aproveitaram as aulas para trabalhar leitura e escrita, interdisciplinarmente a matemática e fazendo junto com as crianças, tudo fica delicioso demais.Momentos Inesquecíveis.Nesta foto o bolo maravilhoso feito pela turma de 4° ano A - RI da nossa escola, com a Fantástica Professora Roselaine.Parabéns pelo Trabalho bem feito.
Aqui a turma do 3° ano dividindo os ovinhos de chocolate, após encontra-los no caça ao tesouro, atividade desenvolvida pela professora Maria Lucia, o trabalho em grupo foi fundamental, analisar o mapa, procurar e a felicidade de encontrar o tesouro foi incrível.
Não poderia faltar a pintura no rosto da criançada, eles adoram...Todos ajudaram, nesta foto em especial a professora de educação física Angela, arrasando mais uma vez!!!
Este ai é o meu filho, mas realizamos está foto fantástica com todos os nossos meninos e meninas da escola, inclusive os "grandinhos" , confeccionando o livro de receitas para o dia das mães, a foto foi a capa, foi um sucesso produzido com a ajuda de toda equipe, mas em especial a nossa vice diretora Eliane Serrano, fotografa TOP.
Momento solene de nossa escola, Reinauguração 2012, agora nossa escola deixa de ser E.E DIC I e passa a ser E.E MAGALI VALÉRIO.
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO 1° ANOS - TODOS JUNTOS SOMOS FORTES DE CHICO BUARQUE Inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.O MESMO QUEREMOS DA NOSSA ESCOLA,SUPERAÇãO SEMPRE!
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DOS 5° ANOS NA REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA - BANDA RÍTMICA
Oh Happy Day
Aqui o Coral dos 4° anos cantado em inglês:Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)

HISTÓRIA DE CAMPINAS VISTA ATRAVÉS DOS MONUMENTOS, PRÉDIOS ANTIGOS, ESTATUAS E SABER MAIS SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO DA NOSSA CIDADE, 5° ANOS!
DIA DO DESAFIO, NESTA ESCOLA NINGUÉM FICOU PARADO!Agradecemos o desempenho fantástico da profª Angela e da Jessica, fizeram a diferença e agitaram legal!!!

ATIVIDADE COM LETRAS MÓVEIS - AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS E ATIVIDADE ESPECIFICA PARA CADA HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA - 2° ANOS
NOSSOS INTERVALOS SÃO ASSIM...
Atividades com letras móveis, neste momento os meninos e meninas que estão na hipótese alfabética escrevem juntas uma parlenda...2° ano B - Prof° Fátima

REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2012 - 1° DIA
O PESSIMISTA SE QUEIXA DO VENTO,
O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE E O REALISTA AJUSTA AS VELAS.
WILLIAN GEORGE WARD
REPLANEJAMENTO 30
DE JULHO DE 2012
Objetivos:
- Retomar os
10 mandamentos da escola para melhor convívio e desempenho profissional.
- Fortalecer
a reflexão da Práxis:Ação, Reflexão e nova ação.
·
Refletir
e Replanejar conjuntamente com os professores, sobre o retrato da escola (análise
dos mapas de sondagem e os encaminhamentos/ações realizados pelo corpo docente para
que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita, e consequentemente, em suas
aprendizagens.
·
Reconhecer
a importância de se considerar as expectativas de aprendizagem do Ciclo I no
processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, tanto em sala de
aula quanto na Recuperação Continua e subsidiar as demais áreas do
conhecimento.
·
Refletir
sobre competências no contexto escolar, pensando na relação entre si e com o
outro, na realidade concreta e na abstração mediadora.
Conteúdos:
·
10
Mandamentos da E.E Profª Magali Valério.
·
Educação
por Competências.
·
Analise
e reflexão de dados.
Agenda cultural:
Ø 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP
Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h ás 20h, com entrada até às 18h
Ø Entrada Gratuita para
profissionais da cadeia produtiva do livro
Professores, profissionais da
cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de
visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos,
mediante apresentação de documento comprobatório.
DESENVOLVIMENTO
1ª Atividade: Leitura inicial: Floquinhos de
Carinho (dinâmica)
2ª Atividade: Introdução dos slides/Os 10
Mandamentos da E.E Magali Valério
Ø Apresentação do vídeo:Trabalho em
Equipe
3ª Atividade:Educação Por Competências
Ø Conceito;
Ø Contextualização da Práxis;
Ø Sobre o Palestrante: Nilson Machado
Ø Apresentação do vídeo
4ª Atividade: Retrato da escola: Análise do Mapa/Gráfico
de sondagem
Reflexão sobre a ação: uma análise sobre os resultados do trabalho pedagógico
desenvolvido no primeiro semestre.
Considerando:
·
As metas instituídas pela SEE- SP, diretamente
associadas ao Ensino Fundamental do Ciclo I e viabilizadas pelo Programa Ler e
Escrever: alfabetizar até 2010 todos os alunos com oito anos de idade do Ensino
Fundamental e promover a recuperação das aprendizagens de leitura e escrita dos
alunos de todas as séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
·
E as metas
curtas para a 1ª série /2º ano- estabelecidas por bimestre:
ü Nenhum aluno
em hipótese de escrita pré-silábica ao término do 1º bimestre;
ü Nenhum aluno
com hipótese de escrita silábica sem valor sonoro convencional ao término do 2º
bimestre;
ü Nenhum aluno
com hipótese de escrita silábica com valor sonoro convencional ao término do 3º
bimestre;
ü Ao final do
4º bimestre, todos os alunos alfabéticos.
Ø Analisem em seus grupos anos/ciclo os mapas de sondagem tendo como foco
as seguintes questões:
1.
Elenquem
os principais problemas detectados em sua escola, a partir da análise dos mapas
de sondagem do 1º semestre.
2.
O
que o grupo considera como diferencial das salas com melhor desempenho nos
mapas de sondagem?
3.
O
que o grupo considera como dificultador das salas com pior desempenho nos mapas
de sondagem?
4.
Discutir
em grupo quais ações serão realizadas para atender aos problemas detectados a
partir da análise dos dados do mapa de sondagem da escola.
5ª
Atividade-Socialização
QUESTÃO:1
REGISTRO DA DISCUSSÃO
1.
Elenquem os principais problemas detectados em sua escola, a partir da
análise dos mapas de sondagem do 1º semestre.
QUESTÃO:2
REGISTRO DA DISCUSSÃO
2-O que o
grupo considera como diferencial das salas com melhor desempenho nos mapas de
sondagem?
Questão:3
REGISTRO DA DISCUSSÃO
3-O
que o grupo considera como dificultador das salas com pior desempenho nos
mapas de sondagem?
Questão 4:
REGISTRO DA DISCUSSÃO
Quais ações
serão realizadas para atender aos problemas detectados a partir da análise
dos dados.
HISTÓRIA DE CAMPINAS VISTA ATRAVÉS DOS MONUMENTOS, PRÉDIOS ANTIGOS, ESTATUAS E SABER MAIS SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO DA NOSSA CIDADE, 5° ANOS!
ATIVIDADE COM LETRAS MÓVEIS - AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS E ATIVIDADE ESPECIFICA PARA CADA HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA - 2° ANOS
NOSSOS INTERVALOS SÃO ASSIM...
Atividades com letras móveis, neste momento os meninos e meninas que estão na hipótese alfabética escrevem juntas uma parlenda...2° ano B - Prof° Fátima
REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2012 - 1° DIA
O PESSIMISTA SE QUEIXA DO VENTO,
O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE E O REALISTA AJUSTA AS VELAS.
WILLIAN GEORGE WARD
REPLANEJAMENTO 30
DE JULHO DE 2012
Objetivos:
- Retomar os
10 mandamentos da escola para melhor convívio e desempenho profissional.
- Fortalecer
a reflexão da Práxis:Ação, Reflexão e nova ação.
·
Refletir
e Replanejar conjuntamente com os professores, sobre o retrato da escola (análise
dos mapas de sondagem e os encaminhamentos/ações realizados pelo corpo docente para
que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita, e consequentemente, em suas
aprendizagens.
·
Reconhecer
a importância de se considerar as expectativas de aprendizagem do Ciclo I no
processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, tanto em sala de
aula quanto na Recuperação Continua e subsidiar as demais áreas do
conhecimento.
·
Refletir
sobre competências no contexto escolar, pensando na relação entre si e com o
outro, na realidade concreta e na abstração mediadora.
Conteúdos:
·
10
Mandamentos da E.E Profª Magali Valério.
·
Educação
por Competências.
·
Analise
e reflexão de dados.
Agenda cultural:
Ø 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP
Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h ás 20h, com entrada até às 18h
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h ás 20h, com entrada até às 18h
Ø Entrada Gratuita para
profissionais da cadeia produtiva do livro
Professores, profissionais da
cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de
visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos,
mediante apresentação de documento comprobatório.
DESENVOLVIMENTO
1ª Atividade: Leitura inicial: Floquinhos de
Carinho (dinâmica)
2ª Atividade: Introdução dos slides/Os 10
Mandamentos da E.E Magali Valério
Ø Apresentação do vídeo:Trabalho em
Equipe
3ª Atividade:Educação Por Competências
Ø Conceito;
Ø Contextualização da Práxis;
Ø Sobre o Palestrante: Nilson Machado
Ø Apresentação do vídeo
4ª Atividade: Retrato da escola: Análise do Mapa/Gráfico
de sondagem
Reflexão sobre a ação: uma análise sobre os resultados do trabalho pedagógico
desenvolvido no primeiro semestre.
Considerando:
·
As metas instituídas pela SEE- SP, diretamente
associadas ao Ensino Fundamental do Ciclo I e viabilizadas pelo Programa Ler e
Escrever: alfabetizar até 2010 todos os alunos com oito anos de idade do Ensino
Fundamental e promover a recuperação das aprendizagens de leitura e escrita dos
alunos de todas as séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
·
E as metas
curtas para a 1ª série /2º ano- estabelecidas por bimestre:
ü Nenhum aluno
em hipótese de escrita pré-silábica ao término do 1º bimestre;
ü Nenhum aluno
com hipótese de escrita silábica sem valor sonoro convencional ao término do 2º
bimestre;
ü Nenhum aluno
com hipótese de escrita silábica com valor sonoro convencional ao término do 3º
bimestre;
ü Ao final do
4º bimestre, todos os alunos alfabéticos.
Ø Analisem em seus grupos anos/ciclo os mapas de sondagem tendo como foco
as seguintes questões:
1.
Elenquem
os principais problemas detectados em sua escola, a partir da análise dos mapas
de sondagem do 1º semestre.
2.
O
que o grupo considera como diferencial das salas com melhor desempenho nos
mapas de sondagem?
3.
O
que o grupo considera como dificultador das salas com pior desempenho nos mapas
de sondagem?
4.
Discutir
em grupo quais ações serão realizadas para atender aos problemas detectados a
partir da análise dos dados do mapa de sondagem da escola.
5ª
Atividade-Socialização
QUESTÃO:1
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
1.
Elenquem os principais problemas detectados em sua escola, a partir da
análise dos mapas de sondagem do 1º semestre.
|
QUESTÃO:2
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
2-O que o
grupo considera como diferencial das salas com melhor desempenho nos mapas de
sondagem?
|
Questão:3
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
3-O
que o grupo considera como dificultador das salas com pior desempenho nos
mapas de sondagem?
|
Questão 4:
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
Quais ações
serão realizadas para atender aos problemas detectados a partir da análise
dos dados.
|
Replanejamento Pedagógico 2012 2° dia
Projeto EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais do
ensino fundamental ”
Os números governam o Mundo. (Platão)
Objetivos
•
Refletir
conjuntamente com os Professores, sobre os dados dos boletins do SARESP, por
meio da análise e discussão conjunta dos resultados da escola.
•
Conhecer
quais são as características do Projeto EMAI .
·
Analisar
as expectativas de aprendizagem de matemática dos anos iniciais
·
Estudar
aspectos teóricos que norteiam o trabalho com as Trajetórias Hipotéticas de
Aprendizagem
·
Analisar
as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem para os anos iniciais
Conteúdos
·
Projeto
EMAI;
·
Grupos
colaborativos
·
Expectativas
de aprendizagem
·
Trajetórias
Hipotéticas de Aprendizagem;
·
Concepções
sobre ensinar e aprender Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Desenvolvimento
1ª Atividade: Leitura Resumida da organização do
Projeto EMAI
Ø Apoio nos slides
Projeto :
Educação Matemática
nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental é um conjunto de ações
que articulam o processo
de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação
de professores e a avaliação, elementos-chave
de promoção da qualidade da educação.
PROBLEMA
- Melhorar
a aprendizagem dos alunos
nos anos iniciais em matemática.
PROPOSTA
- Organizar
e desenvolver um conjunto
de ações que tenham como finalidade
melhorar o ensino e
a aprendizagem de Matemática nos cinco anos iniciais
do Ensino Fundamental,
para o período 2012/2014.
Eixos de atuação
NÍVEIS DO CURRÍCULO
- O
nível do currículo
formal, oficial ou prescrito (
Expectativas)
- O
nível do currículo apresentado, interpretado
por autores
de materiais didáticos e livros aos professores;
- O
nível do currículo como parte do projeto pedagógico de cada escola,
modelado pelos professores.
- O
nível do currículo
avaliado pelo professor, mas também socialmente, por meio
de avaliações externas ou pela observação de pais, pesquisadores e
da sociedade de forma geral.
- O nível do currículo
vivenciado pelos alunos.
NÍVEIS DO CURRÍCULO
- Currículo prescrito (Orientações Curriculares)
- Currículo Apresentado (ex:Programa Ler e Escrever)
- Currículo Modelado (Projeto Político Pedagógico)
- Currículo Interativo / Ação
- Currículo avaliado
No Projeto EMAI: um dos propósitos é o de articular esses diferentes níveis de
desenvolvimento curricular, buscando coerência entre eles, em beneficio da
aprendizagem aos alunos .
O
nível do currículo interpretado e desenvolvido pelo professor envolve:
CURRÍCULO PRESCRITO, REALIZADO, ARTICULADOS.
Desenvolver ações que envolvam os professores na realização/avaliação
do currículo de Matemática e utilizando os resultados desse trabalho em reformulações
Que se mostrem necessárias, entendendo o currículo como elemento dinâmico
da prática educativa, em constante modificação.
Como fazer a articulação
Professores
– protagonistas do currículo
- A
premissa do trabalho
é a de que a concretização de um
currículo de Matemática
em sala de aula pressupõe a organização
de um “ensino”
em que o professor é protagonista.
- Vejamos uma análise dessa situação
apresentada por Simon (1995), sob a denominação Trajetórias Hipotéticas de
Aprendizagem.
Ø Trajetórias caminhos, percursos Hipotéticas porque na sua realização em sala de
aula são sempre sujeitas a ajustes e redirecionamentos. Aprendizagem: que estão previstas para um
determinado período da escolaridade.
Elaborar instrumentos de acompanhamento das ações nas escolas e sintetizar resultados.
Elaborar instrumentos de acompanhamento das ações nas escolas e sintetizar resultados.
Funções
dos Grupos de PCs
- Planejar
e desenvolver, o trabalho na ATPC, mediante a
constituição de
grupos colaborativos de professores.
- Orientar
os professores no planejamento
de seu desenvolvimento
profissional, indicando cursos, propondo leituras etc.
- Apoiar
e acompanhar as aulas de Matemática
em sua escola e
sintetizar resultados.
Funções
dos Grupos de Professores
- Participar
das reuniões de ATPC,
na perspectiva de constituição
de grupos colaborativos,
construindo e articulando
saberes teóricos e
práticos sobre o ensino de Matemática;
- Desenvolver,
junto com seu grupo
e apoio do PC,
trajetórias de aprendizagem
que serão realizadas em sala de aula
e avaliar os resultados do trabalho;
- Planejar
seu desenvolvimento profissional,
buscando cursos mais importantes para sua formação, fazendo leituras ;
etc.
Grupos colaborativos de formação
Proposta:
- Constituir espaços de estudo, formação e ação nas unidades
escolares visando à melhoria das aprendizagens dos alunos , em Matemática.
Por quê?
- Porque a escola é um importante espaço do desenvolvimento
profissional do professor. É nela que os problemas estão acontecendo e
precisam ser solucionados. Para tanto, é preciso prever planejamento,
ações sistemáticas e principalmente, envolvimento de todos no sentido de
desenvolver uma cultura colaborativa na própria escola.
Grupos colaborativos de formação
Expectativas
- Estimular os professores
a protagonizarem seu processo de desenvolvimento
profissional , compartilhando, reforçando, validando
e apoiando novas experiências docentes, suas
ou de seus parceiros.
- Colaborar para
que em cada grupo, professores com suas
singulares competências, auxiliem-se uns aos
outros para alcançarem bons resultados na
construção de aprendizagens em Matemática.
- Estimular no grupo colaborativo a construção de habilidades
comunicativa, relações
interpessoais, relações
simétricas e recíprocas; desejo de compartilhar
a resolução de tarefas.
Grupos colaborativos de formação
No Grupo Colaborativo existe a figura
do coordenador /tutor/responsável do grupo?
Não. O pressuposto de que as relações são
simétricas e recíprocas indica que todos têm as mesmas responsabilidades pelo
bom rendimento do grupo e que os saberes devem ser compartilhados. Isso não
significa que na divisão de tarefas não possam ser indicados responsáveis por
organizar algumas delas. Privilegiar-se-á a interdependência não hierarquizada
entre os membros do grupo como forma de incentivo a um verdadeiro aprendizado.
2ª Atividade : Leitura compartilhada do texto: Apontamentos
sobre trajetórias hipotéticas de aprendizagem.
Apontamentos
sobre Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem
Para
refletirmos sobre o nível de detalhamento do currículo moldado pelo professor
para seu grupo de alunos, o que é feito para certos períodos do trabalho em
sala de aula (bimestre, semana) vamos recorrer à ideia de trajetória hipotética
de aprendizagem, formulada pelo pesquisador Martim Simon (1995).
Essa
ideia baseia-se no pressuposto de que é preciso planejar trajetórias – caminhos, percursos – que imaginamos serem
interessantes e potentes para que os alunos de uma turma consigam atingir as
expectativas de aprendizagem que
estão previstas para um determinado período da escolaridade. São hipotéticas porque na sua realização em
sala de aula são sempre sujeitas a ajustes e redirecionamentos.
Para
Simon, a consideração dos objetivos da aprendizagem, as atividades de
aprendizagem e pensamento e conhecimento dos estudantes são elementos importantes
na construção de uma trajetória hipotética de aprendizagem e sua construção
está assentada em conhecimentos teóricos e práticos do professor.
Na
figura a seguir, está representado o Ciclo de Ensino da Matemática. Nele
pode-se observar que a partir de seus conhecimentos, o professor vai conduzir o
processo de realização de trajetórias hipotéticas de aprendizagem, constituídas
pela definição de objetivos que ele seleciona para as aprendizagens dos alunos
e do plano de atividades de ensino que elabora com base nas hipóteses que
formula sobre o processo de aprendizagem e construção de conhecimentos dos seus
alunos.

Para
Simon, a noção da trajetória hipotética de aprendizagem pressupõe a importância
da relação entre a meta pretendida e o raciocínio sobre decisões de ensino e a
hipótese sobre esse percurso. A escolha da palavra “trajetória” é significativa
para designar um caminho. Simon convida a uma analogia.
Façamos uma analogia:
considere que você tenha decidido viajar ao redor do mundo para visitar, na
sequência, lugares que você nunca tinha visto. Ir para a França, depois Havaí,
depois Inglaterra, sem uma série de itinerário a seguir. Antes, você adquire
conhecimento relevante para planejar sua possível jornada. Você faz um plano.
Você pode inicialmente planejar toda a viagem ou uma única parte dela. Você estabelece sua viagem de acordo com seu
plano. No entanto, você deve fazer constantes ajustes, por causa das condições
que irá encontrar. Você continua a adquirir conhecimento sobre a viagem e sobre
as regiões que você deseja visitar. Você muda seus planos a respeito da
sequência do seu destino. Você modifica o tamanho e a natureza de sua visita,
de acordo com o resultado da interação com as pessoas no decorrer do caminho.
Você adiciona os destinos à sua viagem e que não eram de seu conhecimento. O
caminho que você utilizará para viajar é sua “trajetória”. O caminho que você
antecipa em algum ponto é a sua “trajetória hipotética”. (1995, pág. 35)
A
Trajetória Hipotética de Aprendizagem pode ser inserida como parte integrante
de um importante nível do desenvolvimento curricular que o nível do currículo
interpretado e realizado pelo professor que vai se basear em seus conhecimentos
da disciplina, em conhecimentos pedagógicos
mas, especialmente, em sua vivência em sala de aula a partir da qual ele
é capaz de formular hipóteses sobre como vai se processar aprendizagem dos
alunos, que dificuldades podem surgir, como contorná-las.
Com
maior ou menor nível de consciência, todo professor percorre esse “ciclo de
ensino”. No entanto, a riqueza das experiências e das formas de atuação depende
do grau de clareza sobre cada elemento em jogo na THA e sobre seu processo de
realização em sala de aula.
Durante
o desenvolvimento de atividades pelos professores, um objetivo inicial
planejado geralmente pode ser modificado muitas vezes (talvez continuamente),
durante o estudo de um conceito matemático particular.
Quando
os alunos começam a comprometer-se nas atividades planejadas, os professores
deveriam “comunicar-se” com as observações dos alunos, nas quais eles formatam
novas ideias sobre esse conceito. Assim, o ambiente de aprendizagem envolve
resultados da interação entre o professor e os alunos e como eles se engajam em
um conteúdo matemático.
Segundo
Simon um professor pode propor uma tarefa; contudo, as formas pelas quais os
alunos constroem suas tarefas e suas experiências é que vão determinar seu
potencial de aprendizagem. Assim por exemplo, se um aluno dá uma resposta a um
problema elaborado pelo professor e, no entendimento do professor não foi uma
compreensão adequada sobre conceitos ou procedimentos envolvidos, isso deve
resultar num novo objetivo de ensino sobre o assunto. Este objetivo,
temporariamente, substitui o original.
3ª Atividade: Trabalho nos grupos
Ø
Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem
.
Após o saber sobre a proposta do Projeto EMAI,
iremos analisar a sequencia de atividades propostas nas THAs do 1° ao 5° ano do
Ensino Fundamental. (anexos)
QUESTÃO:1
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
As sequencias
apresentadas contribuem para o desenvolvimento das expectativas de
aprendizagem a que
se referem?
|
QUESTÃO:2
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
Há necessidades de ajustes? Quais? Quais atividades podem ser
apontadas como mais interessantes para a aprendizagem das crianças? E a menos
interessante?
|
Questão:3
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
3- As sequencias
foram organizadas de forma clara para
a compreensão dos professores?
|
Questão 4:
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
Quaissaberes teóricos serão necessários para apoiar o professor no desenvolvimento das pro
postas ?
|
REGISTRO DA DISCUSSÃO
|
Quais saberes os alunos deve ter para que durante a realização das
atividades ocorra à aprendizagem?
|
- 4ª Atividade Socialização das respostas
Ø Material
completo e na íntegra está disponível no Email de todos os profissionais desta
Unidade Escolar.Favor confirmar recebimento.
COMEMORAÇÃO APÓS REPLANEJAMENTO DO ANIVERSÁRIO DA VICE DIRETORA ELIANE SERRANO, MOMENTO ESPECIAL PARA TODA EQUIPE DA ESCOLA MAGALI VALÉRIO.
RAFA, PARABÉNS PELO EMPENHO E DISPOSIÇÃO EM TRABALHAR BEM, PRINCIPALMENTE COM ALEGRIA NO CORAÇÃO ... AINDA ESPERO, EM NOME DE JESUS PODER TER VC COMO MINHA COORDENADORA ... BEIJOKAS, SUCESSO ...
ResponderExcluirAgradeço o carinho!!!
Excluirbeijos