Escola Estadual Profª Magali Valério - Movimentos na Escola: A gente se vê por aqui...

Escola que tem VIDA é assim, cheia de novidades, eventos, Projetos e bons Resultados...Fazer a diferença é o nosso Lema!!!Não é fácil, mas gratificante.Amo muito tudo isso!
Projeto Jornal Mural

No nosso Mural tem espaço para todos, separamos um pedacinho para cada Ano/Ciclo e uma parte para os especialistas, funcionários e equipe gestora.Garantindo o trabalho com textos jornalísticos desde os anos iniciais,formando leitores proficientes.

Comemorando os aniversariantes da equipe Magali Valério 2012 - 1° trimestre.Muitas Felicidades!!!

Educação Viária 2012 - Participação dos alunos da E.E.Profª Magali Valério

Teatro muito criativo, falando sobre a mobilidade urbana e conscientizando as crianças da importância de se respeitar as regras, a sinalização para garantia de uma cidade organizada e boa de se viver.

 Interação com a criançada e com os professores

 Praticando a cidadania

Nossas reuniões Pedagógicas - DIA D - Discutimos e definimos os indicadores para o Plano de Ação Participativo da nossa escola.Envolvemos equipe escolar,comunidade e alunos.

 Nesta escola, as crianças e pais reconhecem o trabalho bem feito, e encontram diversas formas de agradecimento, neste dia foi a festa surpresa da Professora Carolina Vicentin do 5° ano B.Foi um momento especial e merecido a está brilhante professora.Parabéns Carol, minha colega de trabalho e amiga de coração.

 Nossos Primeiros anos estão a todo vapor, as Professoras Vânia, Joelma e Elianai estão fazendo a diferença.


PLANEJAMENTO DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM NOME PRÓPRIOMinha História,          Minha Vida.
Objetivos:Ø  Usar indícios de leitura fornecidos pelas letras para ler seu próprio nome;
Ø  Escrever de próprio punho apoiando-se em texto fonte;
Ø  Acionar as capacidades de leitura dos alunos;
Ø  Escrever, por meio do ditado para o professor, um bilhete incluindo todas as informações necessárias para que se garanta seu propósito.
Planejamento:Sequencia DidáticaPublico Alvo: Alunos dos 1° anos A, B e C.
Tempo: Duas semanas
Encaminhamento
1ª atividade: Conversar com os alunos sobre a atividade que será realizada nesta semana, explicar que faremos uma exposição de fotos e objetos de quando cada um era bebê.
2ª atividade: Enviar bilhetes para as famílias solicitando objetos de quando os alunos eram bebê (roupinhas,brinquedos, sapatinhos, etc...)e uma foto também de quando era bebê.Ler o bilhete com os alunos.Resgatando através destes objetos momentos da história de cada criança.
3ª atividade: Em Roda, cada aluno apresenta o objeto que trouxe de quando era bebê, socializa ,comenta e conversa.
4° atividade: Em Roda, cada aluno apresenta sua foto de quando era bebê, mostra para os colegas da classe e comenta sobre quando a foto foi tirada, que momento da sua vida, etc...
5ª atividade (escrita): Com o apoio do crachá, os alunos deverão escrever em um pedaço de papel em branco o nome próprio deles, para colocar embaixo da foto que trouxeram de quando eram bebês, no painel da exposição.
6ª atividade (leitura): Em grupos os alunos deverão encontrar em uma lista de nomes fatiados, o seu  para identificar o  objeto que trouxe de quando era bebê, para a exposição.
7ª atividade: Montar a exposição, organizando por ordem alfabética dos nomes.
8ª atividade: Ditado para o professor de um bilhete para os alunos de outras classes .

 
As Famílias contribuíram muito e o trabalho foi um sucesso, Parabéns à todos.


 Na Pascoa toda escola planejou algumas receitinhas deliciosas,aproveitaram as aulas para trabalhar leitura e escrita, interdisciplinarmente a matemática e fazendo junto com as crianças, tudo fica delicioso demais.Momentos Inesquecíveis.Nesta foto o bolo maravilhoso feito pela turma de 4° ano A - RI da nossa escola, com a Fantástica Professora Roselaine.Parabéns pelo Trabalho bem feito.



Resultado...Uhummmmmmmm bom demais!!! E outro momento especial, o da Partilha!!!


Nossos 1° anos fazendo seus docinhos de chocolate, que coisa boa!!!


Participando da atividade de receitinhas educativas


Aqui a turma do 3° ano dividindo os ovinhos de chocolate, após encontra-los no caça ao tesouro, atividade desenvolvida pela professora Maria Lucia, o trabalho em grupo foi fundamental, analisar o mapa, procurar e a felicidade de encontrar o tesouro foi incrível.


 Receita dos 5° anos, brigadeiro de colher, coisa boa demais!!!

Não poderia faltar a pintura no rosto da criançada, eles adoram...Todos ajudaram, nesta foto em especial a professora de educação física Angela, arrasando mais uma vez!!!


Esse brigadeiro de colher, sai ou não???Saiu e muito gostoso viu...Parabéns à todos!!!


Este ai é o meu filho, mas realizamos está foto fantástica com todos os nossos meninos e meninas da escola, inclusive os "grandinhos" , confeccionando o livro de receitas para o dia das mães, a foto foi a capa, foi um sucesso produzido com a ajuda de toda equipe, mas em especial a nossa vice diretora Eliane Serrano, fotografa TOP.


Momento solene de nossa escola, Reinauguração 2012, agora nossa escola deixa de ser E.E DIC I e passa a ser E.E MAGALI VALÉRIO.


APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DO 1° ANOS - TODOS JUNTOS SOMOS FORTES DE CHICO BUARQUE Inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.O MESMO QUEREMOS DA NOSSA ESCOLA,SUPERAÇãO SEMPRE!



APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DOS 5° ANOS NA REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA - BANDA RÍTMICA
Parabéns à todos, mas em especial a professora Valeria nossa ARTE EDUCADORA, que faz com amor e faz a diferença.A nossa Bandinha é maravilhosa, e os instrumentos são confeccionados pelos alunos com materiais recicláveis.Sucesso Total!
  
MÚSICA

A VALERIA ORIENTANDO A BANDA DA ESCOLA, PROFESSORA NOTA DEZ!

Oh Happy Day
Aqui o Coral dos 4° anos cantado em inglês:Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)
When Jesus washed (when Jesus washed)When Jesus washed (when Jesus washed)
Jesus washed(when Jesus washed)Washed my sins away
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day!
Lá,lá,lá,lá,lá
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)
When Jesus washedWhen Jesus washed
Jesus washed(when Jesus washed)Washed my sins away
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day!
Lá,lá,lá,lá,lá
He taught me how (he taught me how)To wash.. (to wash..)Fight na pray.. (to fight na pray..)Fight an pray.. (and he though me now to live rejoicing)
And live rejoicing, every, every day!Oh oh oh yeah every day!
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)
When Jesus washed (when Jesus washed)When Jesus washed (when Jesus washed)
When my Jesus washed (when Jesus washed)Washed my sins away
Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day! (oh happy day)Oh happy day!
Oh happy day!
When Jesus washedWhen Jesus washed
Trabalho da professora de arte Valeria com parceria das professoras da classe, Tatiane, Camila, Vanda e Roselaine.Foi emocionante, e sem dúvidas um dia muito feliz!


Aqui o Professor Adimir  Dirigente da diretoria de ensino Campinas Oeste, proferindo algumas palavras na Reinauguração da escola.
EQUIPE GESTORA


Organizando o evento - coquetel de reinauguração


Musico para completar a festividade de Reinauguração da escola


COMEMORAÇÃO NO BAR DONA BELLA PELOS RESULTADOS OBTIDOS NO SARESP 2011,MOMENTOS COMO ESTE SÃO FUNDAMENTAIS!!!



ESCOLA NAS GARAGENS 2012


HISTÓRIA DE CAMPINAS VISTA ATRAVÉS DOS MONUMENTOS, PRÉDIOS ANTIGOS, ESTATUAS E SABER MAIS SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO DA NOSSA CIDADE, 5° ANOS!


DIA DO DESAFIO, NESTA ESCOLA NINGUÉM FICOU PARADO!Agradecemos o desempenho fantástico da profª Angela e da Jessica, fizeram a diferença e agitaram legal!!!

CANTOS DE ATIVIDADE DIVERSIFICADAS - 1° ANOS

LEITURA COMPARTILHADA 1° ANO

CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

ATIVIDADE COM LETRAS MÓVEIS - AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS E ATIVIDADE ESPECIFICA PARA CADA HIPÓTESE DE LEITURA E ESCRITA - 2° ANOS


NOSSOS INTERVALOS SÃO ASSIM...



Atividades com letras móveis, neste momento os meninos e meninas que estão na hipótese alfabética escrevem juntas uma parlenda...2° ano B - Prof° Fátima


REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2012 - 1° DIA

O PESSIMISTA SE QUEIXA DO VENTO, O OTIMISTA ESPERA QUE ELE MUDE E O REALISTA AJUSTA AS VELAS.
            WILLIAN GEORGE WARD 
REPLANEJAMENTO 30 DE JULHO DE 2012
Objetivos:
  • Retomar os 10 mandamentos da escola para melhor convívio e desempenho profissional.
  • Fortalecer a reflexão da Práxis:Ação, Reflexão e nova ação.
·         Refletir e Replanejar conjuntamente com os professores, sobre o retrato da escola (análise dos mapas de sondagem e os encaminhamentos/ações realizados pelo corpo docente para que os alunos avancem em suas hipóteses de escrita, e consequentemente, em suas aprendizagens.
·         Reconhecer a importância de se considerar as expectativas de aprendizagem do Ciclo I no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita, tanto em sala de aula quanto na Recuperação Continua e subsidiar as demais áreas do conhecimento.
·         Refletir sobre competências no contexto escolar, pensando na relação entre si e com o outro, na realidade concreta e na abstração mediadora.

Conteúdos:
·         10 Mandamentos da E.E Profª Magali Valério.
·         Educação por Competências.
·         Analise e reflexão de dados.

Agenda cultural:
Ø 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de Agosto de 2012
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP
Horário de Visitação:
de 09 a 18 de agosto, das 10h às 22h
dia 19 de agosto, das 10h ás 20h, com entrada até às 18h
Ø  Entrada Gratuita para profissionais da cadeia produtiva do livro
Professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.
Maiores informações: http://www.bienaldolivrosp.com.br/
  


DESENVOLVIMENTO

1ª Atividade: Leitura inicial: Floquinhos de Carinho (dinâmica)

2ª Atividade: Introdução dos slides/Os 10 Mandamentos da E.E Magali Valério

Ø  Apresentação do vídeo:Trabalho em Equipe

3ª Atividade:Educação Por Competências
Ø  Conceito;
Ø  Contextualização da Práxis;
Ø  Sobre o Palestrante: Nilson Machado
Ø  Apresentação do vídeo

4ª Atividade: Retrato da escola: Análise do Mapa/Gráfico de sondagem
Reflexão sobre a ação: uma análise sobre os resultados do trabalho pedagógico desenvolvido no primeiro semestre.
Considerando:
·         As metas instituídas pela SEE- SP, diretamente associadas ao Ensino Fundamental do Ciclo I e viabilizadas pelo Programa Ler e Escrever: alfabetizar até 2010 todos os alunos com oito anos de idade do Ensino Fundamental e promover a recuperação das aprendizagens de leitura e escrita dos alunos de todas as séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
·         E as metas curtas para a 1ª série /2º ano- estabelecidas por bimestre:

ü  Nenhum aluno em hipótese de escrita pré-silábica ao término do 1º bimestre;
ü  Nenhum aluno com hipótese de escrita silábica sem valor sonoro convencional ao término do 2º bimestre;
ü  Nenhum aluno com hipótese de escrita silábica com valor sonoro convencional ao término do 3º bimestre;
ü  Ao final do 4º bimestre, todos os alunos alfabéticos.

Ø  Analisem em seus grupos anos/ciclo os mapas de sondagem tendo como foco as seguintes questões:

1.      Elenquem os principais problemas detectados em sua escola, a partir da análise dos mapas de sondagem do 1º semestre.
2.      O que o grupo considera como diferencial das salas com melhor desempenho nos mapas de sondagem?
3.      O que o grupo considera como dificultador das salas com pior desempenho nos mapas de sondagem?
4.      Discutir em grupo quais ações serão realizadas para atender aos problemas detectados a partir da análise dos dados do mapa de sondagem da escola.

  5ª Atividade-Socialização



QUESTÃO:1
REGISTRO DA DISCUSSÃO
1.      Elenquem os principais problemas detectados em sua escola, a partir da análise dos mapas de sondagem do 1º semestre.










QUESTÃO:2
REGISTRO DA DISCUSSÃO
2-O que o grupo considera como diferencial das salas com melhor desempenho nos mapas de sondagem?














Questão:3
REGISTRO DA DISCUSSÃO
3-O que o grupo considera como dificultador das salas com pior desempenho nos mapas de sondagem?












Questão 4:
REGISTRO DA DISCUSSÃO
Quais ações serão realizadas para atender aos problemas detectados a partir da análise dos dados.












Replanejamento Pedagógico 2012 2° dia
Projeto EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais do ensino fundamental ”

                                                           Os números governam o Mundo.                        (Platão)
Objetivos
      Refletir conjuntamente com os Professores, sobre os dados dos boletins do SARESP, por meio da análise e discussão conjunta dos resultados da escola.
      Conhecer   quais são as características do Projeto EMAI .
·         Analisar as expectativas de aprendizagem de matemática dos anos iniciais
·         Estudar aspectos teóricos que norteiam o trabalho com as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem
·         Analisar as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem para os anos iniciais

Conteúdos
·         Projeto EMAI;
·         Grupos colaborativos
·         Expectativas de aprendizagem
·         Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem;
·         Concepções sobre ensinar e aprender Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Desenvolvimento

1ª Atividade: Leitura Resumida da organização do Projeto EMAI
Ø  Apoio nos slides

Projeto :

Educação Matemática  nos Anos Iniciais do  Ensino Fundamental é  um conjunto de ações  que articulam o processo  de desenvolvimento curricular  em Matemática, a formação  de professores e a  avaliação, elementos-chave  de promoção da qualidade  da educação. 
                                                            
PROBLEMA  
  • Melhorar  a aprendizagem dos alunos  nos anos iniciais em  matemática.

PROPOSTA
  • Organizar  e desenvolver um conjunto  de ações  que  tenham como finalidade  melhorar o ensino e  a aprendizagem de Matemática  nos cinco anos iniciais  do Ensino Fundamental,  para o período 2012/2014. 

Eixos de  atuação
NÍVEIS   DO CURRÍCULO 
  • O  nível do currículo  formal, oficial ou prescrito ( Expectativas)
  • O  nível do currículo  apresentado, interpretado  por autores de materiais didáticos e livros aos professores;
  • O  nível do currículo  como parte do projeto  pedagógico de cada escola, modelado pelos professores.
  • O  nível do currículo  avaliado pelo professor, mas também socialmente, por meio de avaliações externas ou pela observação de pais, pesquisadores  e da sociedade de forma geral.  
  • O  nível do currículo  vivenciado pelos alunos.

NÍVEIS   DO CURRÍCULO 
  • Currículo prescrito (Orientações Curriculares)
  • Currículo Apresentado (ex:Programa Ler e Escrever)
  • Currículo Modelado (Projeto Político Pedagógico)
  • Currículo Interativo / Ação
  • Currículo avaliado

No Projeto EMAI: um dos propósitos é o de articular esses diferentes níveis de desenvolvimento curricular, buscando coerência entre eles, em beneficio da aprendizagem aos alunos .
O  nível do currículo  interpretado e desenvolvido  pelo  professor envolve:
CURRÍCULO  PRESCRITO, REALIZADO, ARTICULADOS.
Desenvolver ações  que  envolvam os professores na realização/avaliação  do currículo de Matemática e utilizando os resultados desse trabalho em reformulações 
Que se mostrem necessárias, entendendo o currículo como elemento dinâmico  da prática educativa,  em constante modificação.

Como  fazer a articulação

Professores   – protagonistas   do currículo 

  • A  premissa do trabalho  é a de que a  concretização de um  currículo de Matemática  em sala de aula  pressupõe a organização   de um “ensino”  em que o professor  é protagonista.
  • Vejamos uma análise dessa situação apresentada por Simon (1995), sob a denominação Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem.

Ø  Trajetórias caminhos, percursos Hipotéticas porque na sua realização em sala de aula são sempre sujeitas a ajustes e redirecionamentos. Aprendizagem: que estão previstas para um determinado período da escolaridade.
 Elaborar  instrumentos de acompanhamento  das ações nas escolas  e sintetizar resultados.




Funções  dos Grupos de PCs 
  • Planejar  e desenvolver, o trabalho  na ATPC, mediante a  constituição de    grupos colaborativos de  professores.
  • Orientar  os professores no planejamento  de seu desenvolvimento  profissional, indicando cursos,  propondo leituras etc.
  • Apoiar  e acompanhar  as  aulas de Matemática  em sua escola e  sintetizar resultados.  

Funções  dos Grupos de Professores 
  • Participar  das reuniões de ATPC,  na perspectiva de constituição  de grupos colaborativos,  construindo e articulando  saberes teóricos e  práticos sobre o ensino  de Matemática;
  • Desenvolver,  junto com seu grupo  e apoio do PC,  trajetórias de aprendizagem  que serão realizadas  em sala de aula  e avaliar os resultados  do trabalho;
  • Planejar  seu desenvolvimento profissional,  buscando cursos mais  importantes para sua  formação, fazendo leituras ; etc.

Grupos colaborativos  de formação 
Proposta:
  • Constituir espaços de estudo, formação e ação nas unidades escolares visando à melhoria das aprendizagens dos alunos , em Matemática.
Por  quê?
  • Porque a escola é um importante espaço do desenvolvimento profissional do professor. É nela que os problemas estão acontecendo e precisam ser solucionados. Para tanto, é preciso prever planejamento, ações sistemáticas e principalmente, envolvimento de todos no sentido de desenvolver uma cultura colaborativa na própria escola.

Grupos colaborativos  de formação 
Expectativas 
  • Estimular os professores  a protagonizarem seu processo de desenvolvimento   profissional , compartilhando, reforçando, validando  e apoiando novas experiências docentes, suas  ou de seus parceiros.
  • Colaborar para  que em cada grupo, professores com suas  singulares competências, auxiliem-se uns aos  outros para alcançarem bons resultados na  construção de aprendizagens em Matemática.
  • Estimular no grupo  colaborativo a construção de habilidades comunicativa,   relações
interpessoais, relações  simétricas e recíprocas; desejo de compartilhar  a resolução de tarefas.

Grupos colaborativos  de formação 

No  Grupo Colaborativo existe a figura  do coordenador /tutor/responsável  do grupo? 
Não. O pressuposto de que as relações são simétricas e recíprocas indica que todos têm as mesmas responsabilidades pelo bom rendimento do grupo e que os saberes devem ser compartilhados. Isso não significa que na divisão de tarefas não possam ser indicados responsáveis por organizar algumas delas. Privilegiar-se-á a interdependência não hierarquizada entre os membros do grupo como forma de incentivo a um verdadeiro aprendizado.

2ª Atividade : Leitura compartilhada do texto: Apontamentos sobre trajetórias hipotéticas de aprendizagem.

Apontamentos sobre Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem
Para refletirmos sobre o nível de detalhamento do currículo moldado pelo professor para seu grupo de alunos, o que é feito para certos períodos do trabalho em sala de aula (bimestre, semana) vamos recorrer à ideia de trajetória hipotética de aprendizagem, formulada pelo pesquisador Martim Simon (1995).
Essa ideia baseia-se no pressuposto de que é preciso planejar trajetórias – caminhos, percursos – que imaginamos serem interessantes e potentes para que os alunos de uma turma consigam atingir as expectativas de aprendizagem que estão previstas para um determinado período da escolaridade. São hipotéticas porque na sua realização em sala de aula são sempre sujeitas a ajustes e redirecionamentos.     
Para Simon, a consideração dos objetivos da aprendizagem, as atividades de aprendizagem e pensamento e conhecimento dos estudantes são elementos importantes na construção de uma trajetória hipotética de aprendizagem e sua construção está assentada em conhecimentos teóricos e práticos do professor.
Na figura a seguir, está representado o Ciclo de Ensino da Matemática. Nele pode-se observar que a partir de seus conhecimentos, o professor vai conduzir o processo de realização de trajetórias hipotéticas de aprendizagem, constituídas pela definição de objetivos que ele seleciona para as aprendizagens dos alunos e do plano de atividades de ensino que elabora com base nas hipóteses que formula sobre o processo de aprendizagem e construção de conhecimentos dos seus alunos.
Para Simon, a noção da trajetória hipotética de aprendizagem pressupõe a importância da relação entre a meta pretendida e o raciocínio sobre decisões de ensino e a hipótese sobre esse percurso. A escolha da palavra “trajetória” é significativa para designar um caminho. Simon convida a uma analogia.
Façamos uma analogia: considere que você tenha decidido viajar ao redor do mundo para visitar, na sequência, lugares que você nunca tinha visto. Ir para a França, depois Havaí, depois Inglaterra, sem uma série de itinerário a seguir. Antes, você adquire conhecimento relevante para planejar sua possível jornada. Você faz um plano. Você pode inicialmente planejar toda a viagem ou uma única parte dela.  Você estabelece sua viagem de acordo com seu plano. No entanto, você deve fazer constantes ajustes, por causa das condições que irá encontrar. Você continua a adquirir conhecimento sobre a viagem e sobre as regiões que você deseja visitar. Você muda seus planos a respeito da sequência do seu destino. Você modifica o tamanho e a natureza de sua visita, de acordo com o resultado da interação com as pessoas no decorrer do caminho. Você adiciona os destinos à sua viagem e que não eram de seu conhecimento. O caminho que você utilizará para viajar é sua “trajetória”. O caminho que você antecipa em algum ponto é a sua “trajetória hipotética”. (1995, pág. 35)

A Trajetória Hipotética de Aprendizagem pode ser inserida como parte integrante de um importante nível do desenvolvimento curricular que o nível do currículo interpretado e realizado pelo professor que vai se basear em seus conhecimentos da disciplina, em conhecimentos pedagógicos  mas, especialmente, em sua vivência em sala de aula a partir da qual ele é capaz de formular hipóteses sobre como vai se processar aprendizagem dos alunos, que dificuldades podem surgir, como contorná-las.
Com maior ou menor nível de consciência, todo professor percorre esse “ciclo de ensino”. No entanto, a riqueza das experiências e das formas de atuação depende do grau de clareza sobre cada elemento em jogo na THA e sobre seu processo de realização em sala de aula.   
Durante o desenvolvimento de atividades pelos professores, um objetivo inicial planejado geralmente pode ser modificado muitas vezes (talvez continuamente), durante o estudo de um conceito matemático particular.
Quando os alunos começam a comprometer-se nas atividades planejadas, os professores deveriam “comunicar-se” com as observações dos alunos, nas quais eles formatam novas ideias sobre esse conceito. Assim, o ambiente de aprendizagem envolve resultados da interação entre o professor e os alunos e como eles se engajam em um conteúdo matemático.
Segundo Simon um professor pode propor uma tarefa; contudo, as formas pelas quais os alunos constroem suas tarefas e suas experiências é que vão determinar seu potencial de aprendizagem. Assim por exemplo, se um aluno dá uma resposta a um problema elaborado pelo professor e, no entendimento do professor não foi uma compreensão adequada sobre conceitos ou procedimentos envolvidos, isso deve resultar num novo objetivo de ensino sobre o assunto. Este objetivo, temporariamente, substitui o original.
3ª Atividade: Trabalho nos grupos

Ø  Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem .

Após o saber sobre a proposta do Projeto EMAI, iremos analisar a sequencia de atividades propostas nas THAs do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. (anexos)











QUESTÃO:1
REGISTRO DA DISCUSSÃO
As sequencias  apresentadas contribuem para o desenvolvimento das expectativas de 
aprendizagem a que  se referem? 










QUESTÃO:2
REGISTRO DA DISCUSSÃO

Há necessidades de ajustes? Quais? Quais atividades podem ser apontadas como mais interessantes para a aprendizagem das crianças? E a menos interessante?














Questão:3
REGISTRO DA DISCUSSÃO
3- As sequencias  foram organizadas de forma clara para  a compreensão dos professores? 












Questão 4:
REGISTRO DA DISCUSSÃO
Quaissaberes teóricos serão necessários para apoiar o professor no desenvolvimento das pro
postas ?



REGISTRO DA DISCUSSÃO
Quais saberes os alunos deve ter para que durante a realização das atividades ocorra à aprendizagem?

















  • 4ª Atividade Socialização das respostas


Ø  Material completo e na íntegra está disponível no Email de todos os profissionais desta Unidade Escolar.Favor confirmar recebimento.






COMEMORAÇÃO APÓS REPLANEJAMENTO DO ANIVERSÁRIO DA VICE DIRETORA ELIANE SERRANO, MOMENTO ESPECIAL PARA TODA EQUIPE DA ESCOLA MAGALI VALÉRIO.







2 comentários:

  1. RAFA, PARABÉNS PELO EMPENHO E DISPOSIÇÃO EM TRABALHAR BEM, PRINCIPALMENTE COM ALEGRIA NO CORAÇÃO ... AINDA ESPERO, EM NOME DE JESUS PODER TER VC COMO MINHA COORDENADORA ... BEIJOKAS, SUCESSO ...

    ResponderExcluir