Estudo do Meio / Passeios Pedagógicos 2012


O Parque Ecológico Municipal de Americana "Cid Almeida Franco", foi inaugurado em 12 de outubro de 1984. Está localizado no final da Avenida Brasil, com uma área de 120 mil metros quadrados. Até a data de inauguração, parte da área era utilizada como local de produção de mudas de árvores e arbustos que serviam para abastecer as praças da cidade.
         Posteriormente foi transformado em um dos mais bem estruturados zoológicos do Estado de São Paulo. Atualmente uma das grandes finalidades do parque é utilizar os animais mantidos em cativeiro na realização de trabalhos de educação ambiental, tentando mostrar que nós temos a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais.
          Hoje animais silvestres estão ameaçados de extinção, não porque zoológicos os mantém em cativeiro, mas por causa da destruição de seus habitats naturais. Cientificamente os zoológicos oferecem caminhos e a descoberta de soluções para alguns dos problemas encontrados pela vida selvagem nos dias de hoje. Nós os mantemos em cativeiro para aprender, pesquisar e reproduzir as espécies silvestres, com o objetivo de garantir a sobrevivência das populações animais.
         Atualmente contamos com um plantel de aproximadamente 500 animais (entre répteis, aves e mamíferos) de 100 espécies diferentes, sendo que mais de 80% deles pertecem a fauna brasileira. Muitos deles estão ameaçados de extinção, o que mostra a preocupação com o estudo e a conservação dos animais brasileiros.
       Além dos animais em cativeiro que recebem cuidados especiais (recintos bem elaborados e alimentação especial), a área do Parque Ecológico recebe inúmeras espécies de aves livres e comuns na cidade, que encontram condições ambientais para sua sobrevivência.
    
  ENFOQUE PEDAGÓGICO PARA O ANO LETIVO DE 2012

VIVÊNCIAS EXPLORADAS
  •  Conhecer animais nativos (mico-leão-dourado, arara azul, arara-juba, ariranha, onças-pintadas e pretas, lobo-guará, sucuri, jacaré-de-papo-amarelo, macaco-aranha-de-cara-vermelha, entre outros) e exóticos (girafa, tigre-de-bengala, leão, pelicano, pinguim, hipopótamo, chimpanzé) seus hábitos e características.

ABORDAGEM PEDAGÓGICAS
  • Importância dos parques e zoológicos; fauna nativa e exótica; características dos vertebrados; relações ecológicas; nicho ecológico; hábitos alimentares; processo de extinção.





















 PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO
O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular: 


- Currículo e Cultura; 



- Currículo referido a competências; 



- Currículo que tem como prioridade a competência escritora e leitora.

Nesse contexto, a definição do Programa orientou-se por três objetivos básicos a serem alcançados:                


- Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social. 



- Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens. 



- Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.

O Programa Cultura é Currículo é composto por três projetos: Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola.












ESTUDO DO MEIO - BOSQUE DOS JEQUITIBÁS CAMPINAS

De acordo com o Projeto Pedagógico realizado pela professora Roselaine - 4° ano A (RI)  Artesanato/Mata Atlântica/Animais o Produto Final foi realizado dentro do Museu Histórico do Bosque dos Jequitibás em Campinas (maiores detalhes postarei após relatório das professoras envolvidas).Para o sucesso do trabalho cotamos com o apoio de todos da escola, o dia foi especial, acompanhe alguns momentos...
 Alongamento para iniciar os trabalhos pela manhã, obrigado pela dedicação Ângela, você chegou pra somar na escola



 Ione, Roselaine, Valéria,Angela, Voleide,Roberta e Eliana...valeu a Pena!!!
Parabéns


 Leitura em ação!Seminário logo mais dentro do Museu...crianças maravilhosas!!!




















Um comentário: